Translate

domingo, junho 10, 2012

Quem inventou a rede de dormir ?

A rede de descanso ou rede de dormir é um utensílio doméstico de origem indígena, que originalmente era feita com cipó e lianas. Chamadas de hamaka. Consiste numa espécie de tecido com alças. Durante o Brasil colônia era muito utilizada para dormir, enterrar os mortos no meio rural e como meio de transporte, onde os escravos carregavam os colonos em passeios pela cidade e até em viagens.

A maca – ou rede de dormir – é um artefato legado dos indígenas da América do Sul. Teve grande importância na sociedade brasileira dos primeiros anos do descobrimento e durante toda a época colonial.

Com a vinda dos portugueses, as mulheres dos colonos adaptaram a técnica indígena às suas varandas, passando a fazer as redes em algodão (tecido mais compacto), enfeitadas com franjas.

Hoje em dia, as redes são fabricadas de diversas formas e materiais, desde as mais tradicionais de fio, tecidas em "batelão" (tear) mecânico ou elétrico, até as feitas a partir de tecido ou de materiais sintéticos como nylon e outros materiais. Na região nordeste do Brasil, a rede ainda é muito utilizada para dormir em substituição à cama, sendo também tradicionalmente utilizada para descanso em casas de praia (casas de veraneio).

Um comentário:

  1. Quer comprar uma rede de dormir? Visite agora o site https://www.acasadasredes.com.br

    Criada em 2014, mas passando a operar no ano de 2015, a Casa das Redes surgiu da necessidade de levar as redes de dormir até ao público de uma forma inovadora e cômoda que é o comércio eletrônico, motivo pelo qual os interessados não precisariam se deslocar para outras regiões para encontrar uma rede: poderiam fazer isso no conforto dos seus lares.

    A nossa missão se constitui em levar o melhor do artesanato paraibano em redes de dormir para os lares de todos os brasileiros através do e-commerce, primando pela transparência e respeito ao consumidor.
    Trabalhamos no comércio varejista e atacadista de redes de dormir e descanso, cobertores, jogos de tapetes para banheiros, cozinhas, artigos para mesa, cobertores, todos em sua grande maioria produzidos artesanalmente com o máximo de precisão, para oferecer ao nosso público o que há de melhor no segmento.

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI!!!