Translate

15 de março de 2012

Como Se Livrar do Vício em Redes Sociais (Facebook, Orkut, Twitter)



Talvez sua afinidade pelos sites de redes sociais tenha começado com um simples desejo de estar em contato com seus amigos ou de fazer amigos novos na rede. Ou então, você estava entediado. Mas agora, você está incomodado pelo tempo que passa no site (seja o Facebook, Orkut, Twitter, Pinterest, Google+ ou outro), e o hábito virou um verdadeiro vício. Se estiver difícil passar sequer uma hora sem verificar ou pensar sobre o site de redes sociais, você deve procurar um jeito de se livrar dele. Agora, você vai saber como.


Passos
Tenha em mente o que você realmente faz no site. Depois de cada sessão, pergunte a si mesmo: "O que eu consegui nesta visita ao site?". Pode ser que você só esteja vendo se alguém lhe visitou ou verificando se algum amigo lhe deixou um recado ou colocou uma imagem nova. Mas são estas pequenas coisas que fazem você ficar ligado o tempo todo. No início, você só estará confirmando um amigo novo, e, no próximo passo, você estará vendo a quais pessoas novas está conectado. Manter um registro de que atividades você faz quando está no site vai lhe dar uma ideia de quanto tempo você desperdiça sem fazer nada construtivo.
Defina objetivos para as suas visitas às redes sociais. Faça uma lista do que você realmente deseja com eles. Por que você se inscreveu no início? Para poder se lembrar dos aniversários dos amigos? Para encontrar amigos ou colegas de tempos antigos? Conhecer pessoas com interesses similares? Não importa quais sejam seus objetivos, você tem que ter certeza de que dedica seu tempo para cumprí-los, ao invés de perdê-lo com atividades que não lhe levam a lugar nenhum. Se não tiver nenhum objetivo (tiver se inscrito simplesmente por falta do que fazer), pule o próximo passo.
Monte um cronograma e siga-o. Para cada objetivo, escreva quanto tempo e com que frequência você irá entrar no site para cumprir este objetivo em particular. Anote o número de horas por semana que vai passar no site. Se parecer muito tempo, ajuste suas atividades para encurtá-lo. Siga este cronograma para manter seu vício sob controle sem precisar cancelar sua participação. Alguns exemplos:


Fique em contato com seus amigos de escola. Verifique dia sim, dia não; não passe mais do que 15 minutos respondendo as mensagens deles (1 hora por semana).
Mantenha seu grupo ou suas comunidades. Verifique a cada manhã por 10 minutos, apenas para remover spam e lixo. Não responda mensagens, comentários ou fóruns durante este tempo (2 horas, 20 minutos por semana).
Mantenha seu grupo/comunidade interessante. Passe 30 minutos lendo e respondendo as mensagens (2 horas por semana).
Encontre novos amigos. Veja perfis de pessoas novas por 30 minutos, duas vezes por semana (1 hora por semana).
Tempo máximo por semana gasto com os sites de relacionamento: 6 horas, 30 minutos.
Pense em outras coisas que pode fazer com este tempo. Se estiver gastando, por exemplo, 10 horas por semana, faça uma lista de todas as outras coisas que pode fazer neste tempo. Você pode:


Conseguir um emprego de meio período e investir o dinheiro.
Ensinar uma criança como praticar um esporte.
Entrar em forma.
Construir algo, como uma estante com uma porta secreta.
Calcular o centro de gravidade de um objeto complexo.
Fazer trabalho voluntário.
Aprender uma nova língua.

Adeus!Abandone o site. Se você criou o cronograma e não conseguiu seguí-lo ou se decidiu que qualquer tempo gasto em redes sociais é tempo desperdiçado, você vai precisar se "desintoxicar". Faça isto como último recurso; é mais fácil falar do que fazer.





Se estiver acostumado a usar as mensagens do site ao invés do email, atualize seu catálogo de endereços de email para conseguir estar em contato com seus amigos e continue a se corresponder fora dele.
Envie um email aos seus contatos explicando sua decisão de sair. Inclua suas informações de contato, para que possam falar com você fora do site.
Remova todos da sua lista de amigos.
Se você começou algum grupo/comunidade, transfira os direitos de administrador a alguém de confiança.
Abandone todas as redes e comunidades/grupos.
Apague todas as fotos de seu álbum (você pode fazer uma cópia antes).
Remova todas as mensagens/bilhetes/scraps.
Remova todos os comentários que tiver feito.
Remova todas as mensagens, tanto enviadas quanto recebidas.
Apague todas as informações de seu perfil. Não se esqueça de remover a foto.
Desative sua conta.
Encontre algo para substituir a rede social. Muitas pessoas ficam viciadas nesses sites porque elas entram neles por impulso quando não têm nada melhor para fazer, como no intervalo das aulas ou na hora do almoço. Sua curiosidade acaba ocupando tempo que poderia ser usado fazendo outras coisas, como estudar ou trabalhar. Você precisa encontrar algo para fazer durante estes intervalos, para evitar relapsos. Existem muitas maneiras de conseguir isso:


Fique longe do computador o máximo possível. Para muitos de nós, ficar na frente de um monitor é uma atividade normal. Tente encontrar outras coisas que lhe mantenham longe do computador, ficando assim longe do site de relacionamentos. Faça um caderno de anotações, medite, aprenda tricô. Aprenda a fazer truques de cartas. Qualquer coisa que possa fazer em qualquer lugar e por curtos períodos de tempo.
Se você estiver na frente de um computador durante momentos críticos, encontre outro site para visitar ao invés da rede social. Você pode acabar se viciando no outro site também; procure algo que seja construtivo, como ler notícias, aprender uma nova palavra a cada dia, melhorar suas habilidades lógicas resolvendo um sudoku ou aprender uma língua estrangeira.



0 comentários:

Postar um comentário

COMENTE AQUI!!!

Ocorreu um erro neste gadget

  ©Gladston jr - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo