Translate

domingo, julho 03, 2011

História do Chuveiro

Você sabia que o chuveiro
elétrico é um produto criado no Brasil?

O chuveiro é um aparelho essencial para a higiene das pessoas. Seus pequenos orifícios permitem que a água saia de uma forma uniforme, dando maior praticidade e economia na hora do banho. A idéia por trás dos chuveiros é bastante antiga. Sabe-se que já havia objetos semelhantes no Egito e na Grécia Antiga. O aquecimento da água era feito de forma separada, por meio da queima de lenha.

Após a Revolução Industrial, o aquecimento a gás foi introduzido nos Estados Unidos e Europa. Não era a toa que esta forma de aquecimento tenha se difundido apenas nos países desenvolvidos, uma vez que a mesma requeria uma eficiente rede de distribuição de gás.

No Brasil, por exemplo, isso era praticamente inexistente. Foi a partir daí que, em 1940, surgiu no país a idéia de um chuveiro elétrico. Sua concepção era bastante simples: uma resistência composta por metais com altos pontos de fusão (ou seja, que não derretiam com facilidade) aquecia a água. Entretanto, o aparelho não era muito seguro, uma vez que não possuía uma isolação eficaz.

Foi na década de 60 que, com o uso do plástico, os chuveiros se tornaram bem mais agradáveis esteticamente. Além disso, seu uso permitiu um melhor isolamento elétrico, o que aumentou a segurança do aparelho de forma significativa. Hoje em dia, os chuveiros elétricos estão presentes nas casas de quase todos os brasileiros.