Translate

domingo, maio 01, 2011

Cabelos e unhas continuam a crescer após a morte?


Você já percebeu que na maioria dos filmes de terror, sempre que é aberto um caixão (por mais estranho que isso seja), o indivíduo morto quase sempre possui cabelos compridos ou unhas grandes? É verdade, a maioria das pessoas acha que após a morte essas estruturas continuam a crescer. Será que isso é verdade?
Bem, até alguns anos atrás, os estudiosos pensavam que sim. A explicação dada é a seguinte: mesmo que uma pessoa morra, ou seja, que seu coração pare de bater, suas células não param de funcionar instantaneamente. Desta forma, as células responsáveis pela produção dos fios de cabelo e das unhas continuariam a trabalhar até certo tempo.
Contudo, pesquisas mais recentes realizadas por cientistas americanos afirmam o contrário. Para este grupo de pesquisadores, o crescimento dos pêlos e unhas necessita de uma complexa interação hormonal, a qual não existe após a morte do indivíduo. O que acontece, segundo eles, é que a pele se retrai, dando a falsa impressão de que os fios de cabelos ou as unhas cresceram.