Translate

quarta-feira, março 30, 2011

Por que os mosquitos zumbem nas nossas orelhas?

Nada mais chato do que um mosquito zumbindo no nosso ouvido quando estamos tentando dormir. Como se não bastasse o inseto sugar o nosso sangue para se alimentar, ele ainda fica sobrevoando a nossa cabeça antes do ataque, como para checar se não estamos mesmo acordados. Parece até provocação. Mas por que eles fazem isso?

O biólogo e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, Milton Strieder, afirma que não há explicação científica para o inseto atacar a região do corpo onde fica a orelha. "O que sabemos é que o mosquito é atraído pelo gás carbônico liberado pelo homem por meio do nariz", explica o especialista.

Para ele, o local da picada está diretamente ligado à nossa respiração, por isso, ele pode rondar as nossas orelhas. Strieder disse ainda que uma pele mais escura pode ser um fator de atratividade maior do que uma pele mais clara, assim como vestir uma roupa menos colorida. "O pernilongo gosta de locais mais escuros para se alimentar e também para se esconder", contou.

O biólogo explicou que o inseto é capaz de encontrar uma pessoa em qualquer área de um quarto escuro por causa dessa capacidade de percepção química, seja qual for a estação climática. "Existem mais de três mil espécies de mosquitos no mundo e cada uma se adapta a determinados ambientes, como florestas e cidades. A alimentação também varia, podendo atacar seres humanos, mamíferos e até aves", completou.

O mosquito, ou pernilongo, integra a subordem Nematocera e faz parte da família dos culicidae. Possui um par de asas e um par de halteres (modificações das asas posteriores) utilizados como órgãos de equilíbrio. O canal de entrada do alimento, chamado de probóscide, é adptado para a sucção de líquidos, como néctar, seiva ou sangue.

10 comentários:

  1. Eu odeio essas pragas!!!

    ResponderExcluir
  2. caraca pensei que era pela cera do ouvido!!!

    ResponderExcluir
  3. INTERRESANTE, PENSEI QUE FOSSE PELO CHEIRO SEI LAR............. GOSTEI DO BLOG

    ResponderExcluir
  4. Ná boa, to rindo sózinho..
    Bom, se vc reparar em um pernilongo voando em outra pessoa vc vai perceber que a região da cabeça é só mais uma das partes descobertas que há possibilidades de um lanche, e como não ouvimos com outras partes do corpo, quando o alvo é a região da cabeça vc vai ouvir ele chegando, bom, nem vou comentar durante a noite, já se perguntou se é pq só a cabeça fica de fora? E se ele viesse, podemos dizer que a pulga é um pernilongo se asa?

    ResponderExcluir
  5. tudo balela.
    la em casa eles picam nossos pes embaixo da mesa, entao onde esta a respiraçao?

    ResponderExcluir
  6. ta, e porque eles picam as pernas?,será que eles gostam do cheiro do chulé dos pés

    ResponderExcluir
  7. filhos da mae so para atormentar, parece q quando a gente apaga a luz eles levantam vôo.

    mas podiam postar agora dicas decomo nos livrarmos dele antes de ir dormir, q nao seja spray :T

    ResponderExcluir
  8. desculpe discordar, o texto tentou enrolar um pouco e até mudou de assunto. Já ouvi dizerem que mosquito gosta de chulé, e agora de gás do nariz, e vão pras orelhas?! Nada disso. O que acontece é que eles usam de estratégia. Zumbem nos ouvidos pra você mexer o corpo, suar, facilitando a localização dos pontos de sangue, e você cobre a cabeça e descobre os pés, onde o mosquito vai pousar e lamber. Então vc coça os pés, fazendo ir mais sangue ao local, e se cobrir o pé o mosquito volta a zumbir na sua cabeça. Eu já passei água nos pés e nos braços, os mosquitos desistiram mas fiquei molhado. Talvez algum hidratante seja melhor, álcool não serve, que esquenta e faz subir o sangue perto da pele. E também usar um creme na cabeça, se eles costumam picar, mas é ruim dormir com o corpo úmido, então isso só serve em emergência. Eu uso querosene e cloro ou citronela nas paredes e teto, mas o cheiro é quase insuportável, além de manchar as paredes

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI!!!